PUBLICIDADE

Calazar: Agentes continuam coletando sangue de animais em Boa Viagem

De acordo com informações repassadas por um dos agentes, coleta de 40 animais deram positivo, laudo final deverá ser divulgado.

Postado por: Sert News

08/06/2018 às 19h08 atualizado em 12/06/2018 às 13h05

Calazar: Agentes continuam coletando sangue de animais em Boa Viagem
Foto: Divulgação

Boa Viagem. Agentes de Combate a Endemias continuam intensificando os trabalhos contra a leishmaniose visceral - popularmente conhecida por Calazar. 

A segunda fase da coleta de sangue de animais voltou a ser focada em bairros considerados mais vulneráveis e, de acordo com um dos agentes foram colhidos 40 amostras de sangue de 40 cães, deste número de coleta, todos apresentaram positividade.

As coletas serão encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará - LACEN, para a confirmação ou não da positividade da doença nos animais. 

As equipes já se preparam para atuar em outros bairros após um cronograma orientado pela coordenação dos agentes na Secretaria de Saúde de Boa Viagem. 

Todos os agentes estão recebendo treinamento de uma equipe de agentes da cidade de Canindé-CE.

O que acontece após a comprovação da doença no animal?

De acordo com os agentes, por ser uma doença que não há cura definitiva e que põe risco a vida do animal infectado e dos donos e vizinhaça, a Eutanásia continua sendo a única alternativa adotada em todo país, por ser um ato de proporcionar morte sem sofrimento ao animal doente atingido por afecção incurável.

O procedimento só pode ocorrer após a confirmação. 

Portal Sert News | Tudo o que Acontece

0 Comentário (s)