PUBLICIDADE

Cartas inéditas de Santos Dumont revelam saúde debilitada do inventor: 'Estou magro como um esqueleto'

Cinco cartas escritas em francês contam momentos delicados da vida do pai da aviação, mas também paixão dele por carros e balões. Especial multimídia do G1 mostra documentos traduzidos

Postado por: Sert News

24/10/2017 às 14h39 atualizado em 24/10/2017 às 14h39

Cartas inéditas de Santos Dumont revelam saúde debilitada do inventor: 'Estou magro como um esqueleto'
O inventor Santos Dumont sempre gostou de fotografias (Foto: Centro de Documentação da Aeronáutica)

Um papel quadriculado e escritas em francês, cinco cartas nunca antes divulgadas contam momentos delicados da saúde de Alberto Santos Dumont, o pai da aviação. As correspondências fazem parte do acervo do Aeroclube da França (Aéro-Club de France), que guarda parte da história do inventor, e foram obtidas com exclusividade pela EPTV, afiliada da TV Globo. Nos documentos, ele deixa claro sua paixão por balões e por carros, já nos últimos anos de vida.

As cartas estão disponíveis no especial multimídia produzido pelo G1 Campinas em parceria com a EPTV. Clique AQUI para ler os documentos traduzidos e navegar pelo conteúdo, que também traz outras curiosidades da biografia do inventor, que teve passagens por Campinas e Ribeirão Preto.

As cartas inéditas foram endereçadas a um amigo próximo de Dumont, Georges Besançon, que foi ex-secretário do aeroclube francês. O registro delas só foi possível com a autorização da presidente do Aeroclube da França, Hélène Zannotti.

No conteúdo multimídia sobre o aviador e inventor brasileiro - que, inclusive;, trouxe o primeiro carro para o Brasil - também há curiosidades sobre cartas de amor que ele recebia de "fãs" de diferentes partes do mundo. Dumont tinha um estilo único para a época e se tornou celebridade na França no início do século XX. [Clique aqui e confira detalhes sobre a relação dele com mulheres e o estilo diferenciado]

 

Santos Dumont revela em carta detalhes da saúde debilitada; documento está traduzido em especial do G1 (Foto: Centro de Documentação da Aeronáutica)

FONTE: EPTV

0 Comentário (s)