PUBLICIDADE

Casa de Pedra em Madalena é reconhecida como patrimônio histórico-cultural do Ceará

Postado por: Sert News

16/09/2017 às 16h47 atualizado em 16/09/2017 às 16h47

Casa de Pedra em Madalena é reconhecida como patrimônio histórico-cultural do Ceará
Foto: C4 Noticias - Antonio Carlos

Foi aprovado, nesta quinta-feira (14/09), o projeto de lei 28/17, de autoria do deputado estadual Leonardo Araújo (PMDB), que reconhece a Gruta Casa de Pedra, localizada no município de Madalena, como Patrimônio Histórico-Cultural do Ceará.

Resultado de imagem para casa de pedra madalena ceara

De acordo com o texto, a gruta possuí formações rochosas de até 600 milhões de anos e possui pinturas rupestres de povos pré-históricos que habitavam a região. “Esse projeto é fruto da necessidade de se valorizar e preservar as raízes históricas cearenses, além de incentivar a pesquisa de estudos arqueológicos, uma vez que a Casa de Pedra abriga conteúdo mineral, um delicado ecossistema e registros de ocupação pré-histórica”, justificou o deputado.

Segundo a Sociedade Brasileira de Espeleologia, a Gruta Casa de Pedra vem sendo alvo de significativos  impactos ambientais decorrentes da ação do homem. Foram encontradas inúmeras pichações na entrada e no  interior da caverna, além de lixo espalhado pelo local. Por causa disso, a instituição tem procurado elaborar estratégias para preservar a gruta. “A partir do momento em que se reconhece a Gruta Casa de Pedra como um patrimônio, assegura-se ao poder público meios legais para a sua proteção”, pontuou Leonardo.

FONTE: Blog do Roberto Moreira

0 Comentário (s)