PUBLICIDADE

Ceará já tem o primeiro açude sangrando em 2018

Açude Caldeirões, em Saboeiro, é o primeiro a sangrar neste ano

Postado por: Sert News

20/02/2018 às 22h37 atualizado em 20/02/2018 às 22h37

Ceará já tem o primeiro açude sangrando em 2018
Açude Caldeirões, em Saboeiro

O Açude Caldeirões, que abastece o município de Saboeiro, na região dos Inhamuns, é o primeiro, dentre os reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a sangrar neste ano.

A sangria começou nesta terça-feira, 20, com uma lâmina média de 8 cm sobre a parede que tem cerca de 200 metros de comprimento. A água das chuvas que banharam nos últimos dias a região dos Inhamuns chegou a Saboeiro e agora segue pelo Rio Jaguaribe em direção a Jucás e depois Iguatu, chegando ao reservatório Orós.

Os moradores e agricultores dos municípios de Aiuaba e Saboeiro estão alegres e otimistas com o inverno.  No trecho que contempla o açude Caldeirões, existem mais seis barragens menores, cuja expectativa é de que recebam a água da sangria nos próximos dois dias.

O gerente regional da Cogerh em Iguatu, Lauro Filho, confirmou a sangria do Açude Caldeirões, na manhã desta terça-feira. O reservatório é de menor porte e sangra a cada ano. 

De acordo com dados da Cogerh, a Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, onde está o açude Caldeirões, registra hoje 6,14% sua capacidade, valor que corresponde a 170,5mi m³ de água.

TAGS: TempoAçude

0 Comentário (s)