PUBLICIDADE

Lula é condenado a 9 anos e meio de prisão

Moro deu a sentença no começo da tarde desta quarta-feira, 12.

Postado por: Sert News

12/07/2017 às 15h10 atualizado em 12/07/2017 às 15h10

Lula é condenado a 9 anos e meio de prisão
Lula - Reprodução Internet

O juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 9 anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP).

Moro deu a sentença no começo da tarde desta quarta-feira, 12. Na ação, o Ministério Público Federal (MPF) acusa Lula de ter recebido o tríplex da OAS como propina por contratos obtidos pela empreiteira na Petrobras.

É a primeira sentença contra Lula no âmbito da Lava Jato e é, também, a primeira vez que um ex-presidente da República é condenado por corrupção no Brasil. “Entre os crimes de corrupção e de lavagem, há concurso material, motivo pelo qual as penas somadas chegam a nove anos e seis meses de reclusão, que reputo definitivas para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, condenou Moro.

O ex-presidente não será preso porque, de acordo com entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), um condenado em primeira instância só começa a cumprir a pena se a segunda instância confirmar a decisão. O petista poderá recorrer ao Tribunal Regional Federal da 4ª  Região, sediado em Porto Alegre. Se a decisão do juiz Sérgio Moro não for ratificada até as eleições de outubro de 2018, Lula poderá ser candidato, já que não será enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

FONTE: O Globo

0 Comentário (s)