PUBLICIDADE

Mensagens de suposto toque de recolher circula nas redes sociais de Boa-Viagenses

Grupos de Whatsapp são os que mais propagam a mensagem com teor de amedrontamento

Postado por: Sert News

07/10/2017 às 15h35 atualizado em 10/10/2017 às 13h21

Mensagens de suposto toque de recolher circula nas redes sociais de Boa-Viagenses
Reprodução - Web

Que o Boa-viagense anda assustado com o aumento da criminalidade em Boa Viagem no Sertão Central do Ceará é um fato verídico, porém, diante da problemática de responsabilidade do Estado - Segurança Pública, mitos e terror começam a se propagar de uma maneira tão rápida quanto a velocidade da luz e atinge pesosas menos esclarecidas que acabam massificando e dando crédito aos escritos sem aprofundar o conhecimento na verdade do que pode ser apenas uma ''suposição.''

Internautas estão recebendo mensagens de ''Toque de Recolher'' via redes sociais, Whatsapp e Facebook, nos grupos muitos começam a se perguntar se de fato há veracidade no que foi escrito e quem seria o autor de algo que pode ser apenas uma brincadeira - de mal gosto. 

O Portal Sert News teve acesso a mesangem que diz o seguinte;

'' ????ATENÇÃO POPULAÇÃO BOA VIAGENSE!!!????
? A partir das 19:00 toque de recolher para que todos fiquem em suas residências (Principalmente os que passagem na polícia) Pois o COTAR tá querendo matar estão totalmente com sede de vingança na nossa cidade, e a ordem principal é exterminar quem tem ou teve passagem na polícia!
POR FAVOR AS 19:00 estejam em suas residências para evitar o pior desses policiais do COTAR.''

Na mensagem podemos observar o que supostamente seria uma mensagem escrita por integrantes da Segurança Pública, fato este desmentido pela Polícia, tudo não passa de algo tentando assustar os moradores da cidade, o COTAR não possui número de whatsapp e nem troca informações via redes sociais.

— Esses boatos, via de regra, são histórias que já circulam há anos em diversos municípios do Ceará, com o aumento do acesso a internet, é comum encontrar algo do tipo seja ligado à segurança ou até mesmo o crime. 

Propalar mentiras traz responsabilidades, inclusive no âmbito civil. Pode-se, dependendo do caso, responder por injúria , difamação ou calúnia.

Diante do exposto o Portal Sert News vai te ajudar a identificar a falsa mensagem que diaramente pode chegar até a tela do seu celular.

Tom alarmista

Os boatos infundados têm sempre tom alarmista, repleto de termos como “cuidado”, “alerta”, “atenção”... Em muitos casos, as palavras-chave vêm em caixa alta (maiúsculas), logo no início da mensagem, em alguns casos emóticos - figuras usadas em mensagens instantãneas.

 

Sem referência a tempo

Outra característica comum é a falta de referência temporal clara. Usa-se “esta semana”, “amanhã”, “na sexta-feira” e afins, mas nunca dia, mês e ano específicos.

Compartilhar a mentira não faz bem para seus amigos, e se precaver torna a internet um lugar melhor.

 

Português errado

Também é frequente que os textos contenham erros de português. Reparou em concordâncias mal feitas ou grafias incorretas? Desconfie.

 

Falta de fontes

Por fim, a característica mais marcante: a falta de fontes confiáveis, ou de links que sustentem uma fonte citada equivocadamente. Checagem é algo básico, e uma busca rápida já ajuda a matar a charada, procure sempre um profissional da imprensa local, seja blogueiro, radialista, estes que por sua vez tem um contato e acesso maior as autoridades competentes e isto facilita na hora de encontrar a verdade.

Se você leitor do Portal Sert News recebeu algo do tipo, alerte aos demais para que não deem credibilidade aos fatos apresentados, compartilhe agora mesmo esta matéria para deixar a população em alerta. 

 

Portal Sert News | Tudo o que acontece

 

0 Comentário (s)