PUBLICIDADE

Nascentes do vierão começam a trazer esperança de reservatório cheio em Boa Viagem

Moradores das localidades informam que chuvas intensas na região estão levantando esperança de recarga

Postado por: Sert News

12/04/2018 às 08h51 atualizado em 17/04/2018 às 10h41

Nascentes do vierão começam a trazer esperança de reservatório cheio em Boa Viagem
Arquivo do Portal

Boa Viagem. O açude Vieirão, principal reservatório que abastece este município do Sertão Central do Ceará, se encontra hoje em volume morto e não dispõe mais de água no leito de sua bacia hidráulica há pelo menos 2 anos.

Com as recentes chuvas, Boa-viagenses voltaram a ter esperança em uma recarga significativa do açude José Vieira Filho - Vieirão, construído em 1988 com capacidade de 20 milhões m², chuvas nas nascentes do açude tem sido questionados por moradores da zona urbana que não veem modificações no leito do reservatório.

Segundo moradores da localidade de Facão, São Lourenço, Barriguda, Aleijo, Ipu e São Pedro, localidades estas que ficam as margens das nascentes, as chuvas na região tem sido constantes, em especial no último fim de semana, de acordo com um proprietário de um açude na primeira localidade citada, Assis do BNB como é conhecido, o açude particular sangrou nesta quarta feira (11) e segundo acredita por conhecimento da área, a probabilidade do açude vieirão receber as primeiras recargas desde sua última lamina d'água serão mais altas, isso dependerá apenas de chuvas nas próximas semanas ou meses. 

A seca enfrentada pelos nordestinos há pelo menos 6 anos, vem causando transtornos e desafiando as autoridades com ações emergênciais para o combate a escassez de água, assim como a maioria dos municípios do Ceara, Boa Viagem depende de poços profundos e veículos da Operação Pipa do Exercito Brasileiro em parceria com a Defesa Civil. 

Chuvas

As precipitações em Boa Viagem foram registradas nesta quarta feira (11) 59.0 mm foram marcados no pluviometro da FUNCEME.

Portal Sert News | Tudo o que Acontece

0 Comentário (s)