PUBLICIDADE

Pedra Branca completa hoje 146 anos de Emancipação Politica

Postado por: Sert News

09/08/2017 às 10h11 atualizado em 09/08/2017 às 10h11

Pedra Branca completa hoje 146 anos de Emancipação Politica
Foto >> Vando Carlos

A emancipação municipal pedrabranquense é celebrada com base o 9 de agosto de 1871, ano que o distrito de Pedra Branca, se emancipa do município de Maria Pereira  (Mombaça). Em 1931, Pedra Branca foi rebaixada, de município a simples povoado, no município de Senador Pompeu. Em 1933, se torna distrito novamente. Em 1935, é novamente elevado à categoria de vila, com dois distritos (Pedra Branca e Tróia). Em 1951 o povoado de Mineirolândia também se torna distrito de Pedra Branca. Em 1953 o povoado Riachão se torna distrito sob o nome de Riachão do Banabuiú. Em 1963 Mineirolândia se torna município, mas em 1965 volta a ser distrito, pois o mesmo não pôde ser instalado. 

Em 1990, o distrito Riachão do Banabuiú  se muda  para Santa Cruz do Banabuiú.

Atualmente Pedra Branca tem 4 distritos:

  1. Pedra Branca (distrito-sede)
  2. Tróia
  3. Santa Cruz do Banabuiú (Cruzeta)
  4. Mineirolândia

 

Capitão Mor que muito consideram distrito, não encontramos este registro.

 

Portanto, Pedra Branca este ano, completará 146 anos de emancipação. 

 

Já a paróquia local, cujo padroeiro é São Sebastião, foi criada no dia 23 de agosto de 1873, sendo nomeado seu primeiro vigário o Padre João do Nascimento e Sá.

 

 Pedra Branca fica a  261,6 km de Fortaleza. A cidade tem a maior parte da sua economia centrada no setor de serviços e faz limite com as cidades de Boa Viagem, Quixeramobim, Senador Pompeu, Mombaça, Independência e Tauá. No último censo do IBGE, levantou-se uma população local de 41.890 habitantes.


Origem do Município 

No local conhecido por Tabuleiro da Peruca, havia uma pedra que chamava a atenção pela sua tonalidade clara, forma e dimensões peculiares. Na primeira metade do século XIX, vaqueiros e viajantes das redondezas, passaram a tomá-la como ponto de referência para seus encontros previamente combinados, ou não. Estes encontros em época remota, reunindo grupos relativamente pequenos, explicam a origem do nome do município de Pedra Branca

Na região situada em torno do marco, representado pela pedra alva, foi fundado um povoado que rapidamente evoluiu em termos populacionais a partir da construção da capela de São Sebastião, ficando a  500,69 metros de altitude em relação ao nível do mar.

Portal de Noticia CE so informações da Wikipédia

FONTE: Portal de Noticia CE

0 Comentário (s)