PUBLICIDADE

Piloto que caiu em Quixadá de uma altura de 300 metros; testava equipamento novo

Postado por: Sert News

20/10/2017 às 15h03 atualizado em 20/10/2017 às 15h03

Piloto que caiu em Quixadá de uma altura de 300 metros; testava equipamento novo
Foto da internet, meramente ilustrativa.

O experiente piloto Nei Murtha, 46 anos, praticante de voo livre há 15 anos, natural de Brasília, morreu na manhã desta sexta-feira, 20, após cair de uma altura de 300 metros em Quixadá.

De acordo com informações repassadas ao Portal Diário de Quixadá pelo Presidente da Associação de Voo Livre do Sertão Central, Artemir Junior, Nei Murtha havia decolado às 8 horas da Rampa de Voo Livre instalada no Santuário Nossa Senhora Rainha do Sertão, e o acidente aconteceu 30 minutos depois, quando os procedimentos de retorno à base estavam sendo efetuados.

Artemir explica que Nei Murtha tomou o que os pilotos chamam de “fechada”, quando a vela do parapente se fecha. Ele ainda tentou manobras de reabertura do equipamento, mas não conseguiu a tempo. Acabou se chocando contra uma rocha.

Ainda segundo Artemir, Nei Murtha havia comprado um Parapente novo de um gringo um dia antes e estava testando o equipamento. Portanto, o equipamento usado não era o que ele havia trazido de Brasília e no qual estava acostumado.

Vale também ressaltar que os ventos em Quixadá estavam anormalmente fracos para esta época do ano. Outros dez pilotos voavam na hora do acidente e quatro deles tiveram que fazer pouso em outro local por não conseguirem força de vento suficiente para subir de volta à base.

Artemir explica que a rampa de voo livre está em perfeitas condições de segurança e que o SAMU e o Ciopaer ofereceram todo o apoio possível. “Tratou-se de uma fatalidade. O piloto era muito experiente. Talvez tenha errado ao testar um equipamento novo em condições não ideais. Lamentamos profundamente o ocorrido”, disse Artemir.

A família de Nei Murtha já foi informada do acidente e já tomou todas as iniciativas para levar o corpo para Brasília, onde será velado.

O Secretário de Turismo de Quixadá, Pedro Baquit, informou que a prefeitura cancelou a abertura oficial da temporada de voo livre que aconteceria no próximo domingo, 22.

0 Comentário (s)