PUBLICIDADE

Por que o Portal Sert News não noticia casos de suicídios? Entenda

Saiba porque você não verá em nossas editorias noticias sobre este problema grave de saúde pública

Postado por: Sert News

09/07/2017 às 13h03 atualizado em 17/07/2017 às 15h38

Por que o Portal Sert News não noticia casos de suicídios? Entenda
Ilustração

Em nosso bate papo via Facebook, Whatsapp ou até mesmo via e-mail, é comum internautas nos questionarem sobre a ausência de informações sobre casos de suicídios registrados em Boa Viagem, região ou em uma das editorias em nosso Portal de Noticia. 

Mas, por que o Portal não noticía casos de suicídios? Entenda por completo abaixo.

No meio jornalístico, constata-se que tudo o que é veiculado tem um fortíssimo impacto sobre a população, o Portal Sert News não fica para trás quando o assunto é acesso, somos quase 18 mil internautas ligados em um grupo direto de informações criado pela Agência Eric para veícular tudo o que acontece em Boa Viagem.

A mensagem transmitida é extremamente assimilada pelos espectadores, que têm a opinião moldada a partir disso – que querendo ou não, acabam absorvendo a opinião do transmissor (no caso, o Portal Sert News).

Mas já os suicídios são casos à parte (Particulares), diferenciados. Existe um certo tipo de convenção profissional extra-oficial (quase como um código que ninguém fala sobre mas que todos sabem que existe) que determina: suicídios não devem ser noticiados.

O suicídio é posto à margem da ação jornalística por se tratar de um ato extremamente íntimo e individual. Se os suicídios começassem a ser notícia, a imprensa teria que começar a investigar a vida do falecido e expor sua vida íntima. Algo como “Fulano se matou porque foi traído pela esposa, etc.” (Exemplo), ou “Fulana tirou a própria vida por estar muito endividada”, coisa que não seria nada legal para a imagem do falecido e da família.

Mas um outro motivo, e o principal, é que a publicação massiva de notícias de suicídio (pasme) impulsiona aqueles que já possuem predisposição. Quando alguém está deprimido e começa a ver outros casos de suicídio, o mesmo passa a ter mais coragem de realizar o triste ato de dar cabo da própria existência.

Além de também estabelecer um clima de caos, noticiar suicídios frequentemente poderia até desestabilizar a sociedade!

Pensando nisto, nós dos Sert News, com seguimento serio e com a credibilidade a nós confiada, nos abstemos de noticiar informações deste tipo, por mais que os internautas já tenham um pré conhecimento das informações que rapidamente circulam na web, rádio e outros meios de comunicação, seja o fato LOCAL ou regional. 

 

 

Atenciosamente Equipe Portal Sert News | Tudo o que acontece

0 Comentário (s)