PUBLICIDADE

Secretaria de saúde promove mutirão de cirurgia para pacientes com catarata em Boa Viagem

As informações foram colhidas pelo Portal Sert News junto ao Secretário de Saúde.

Postado por: Sert News

27/09/2017 às 13h20 atualizado em 30/09/2017 às 10h16

Secretaria de saúde promove mutirão de cirurgia para pacientes com catarata em Boa Viagem
Reprodução - Internet

A Secretaria de Saúde de Boa Viagem, promoverá até o fim do ano, vários mutirões de cirurgia para pacientes acometidos com problemas no olho - catarata. A informação foi repassada ao Portal Sert News pelo Secretário de Saúde, Dr. Williams Vaz.

Segundo o secretário, mais de 300 pessoas estavam aguardando este procedimento que se iniciou nesta quarta feira 27, no Hospital da Mulher, de acordo com Williams, os pacientes que se interessarem pela cirurgia poderão agendar na secretaria já para os meses de outubro, novembro ou dezembro, o procedimento cirúrgico será realiza em Boa Viagem.

''O mutirão não atenderá somente os munícipes, populares de outras cidades que sejam da região da 5ª célula Regional da Saúde poderão manifestar interesse e agendar.'' exalta vaz.

O que é Catarata?

é uma opacidade parcial ou total do cristalino. O cristalino é uma lente biconvexa natural do olho localizado atrás da pupila. Ele colabora na convergência dos raios luminosos para formação da imagem na retina, portanto qualquer alteração na sua constituição afeta a visão nítida. 

A causa mais comum de catarata é a senil, ou seja, o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. Existe também a catarata congênita, na qual o bebê já nasce com catarata (forma mais rara) e causas secundárias como o uso crônico de corticoide, doenças metabólicas, diabetes, uveítes (inflamação intra-ocular), trauma e exposição excessiva à radiação ultravioleta.  

 

Como funciona a cirurgia?

cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado Faco-emulsificação com implante de lente intra-ocular, onde após a retirada completa da catarata, é implantada uma nova lente. Atualmente, temos também a opção de corrigir erros refrativos (miopiahipermetropiaastigmatismo e presbiopia) na cirurgia de catarata, ou seja, além de retirarmos a catarata contamos com uma variedade de lentes intra-oculares que ajudam a corrigir esses erros refrativos.

 

Portal Sert News | Tudo o que acontece

0 Comentário (s)