PUBLICIDADE

Técnicos da Ematerce trazem a Boa Viagem conhecimentos sobre palma forrageira

Ematerce promoveu Dia de Campo em Boa Viagem, sobre o cultivo da palma forrageira

Postado por: Sert News

05/05/2018 às 17h16 atualizado em 10/05/2018 às 18h43

Técnicos da Ematerce trazem a Boa Viagem conhecimentos sobre palma forrageira
Foto: Divulgação

Um dos municípios cearenses mais castigados pela estiagem nos últimos seis anos, Boa Viagem, no Centro do Estado, recebeu e visita de uma caravana especial da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Técnicos extensionistas promoveram um Dia de Campo para pequenos produtores rurais da região sobre o cultivo da palma forrageira no semiárido.

Segundo a Ematerce a capacitação foi realizada na Fazenda Bom Sucesso, no distrito de Olho d’Água. Além das vantagens do vegetal, os participantes apreenderam que a cactácea, de origem mexicana, apresenta boas características de adaptação à região semiárida brasileira, devido ao seu processo fotossintético peculiar. Evita a perda excessiva de água pela transpiração durante o dia. A palma tolera grande variação de temperatura, para seu cultivo, com limites mínimos e máximos, respectivamente, de 8 a 31°C.

Os técnicos ressaltam que essa espécie de cacto é opção estratégica para a produção de alimentos de caprinos, ovinos e bovinos, em áreas com escassez e irregularidade de chuvas. Dentre as suas vantagens estão o potencial energético, para manter o desempenho animal, no período seco do ano, desde que incluída de maneira correta na dietas dos animais.

Quadro metorológico

Apesar de as chuvas deste ano estarem a 8,5% de atingirem a sua média histórica, de 649,1 milímetros, nos anos anteriores o volume pluviométrico foi muito abaixo do normal. Em 2016 foram 29,9% a menos; 2015 o percentual de desnível negativo foi de 31,3%; 2014, 49,1%; 2013, 39,5 2013 e em 2012 um dos piores desde o início dos registros realizados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, com 72,4% a menos.

No intervalo das 7h desta quarta-feira para as 7h da quinta choveu em apenas 10 municípios cearenses. A maiorprecipitação foi em Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, com 24mm. Não houve registro oficial em Boa Viagem.  Ontem foram 27mm no Município. No primeiro dia de maio, 20mm. No mês de abril o volume total foi de 186mm, 23,8% acima da média, de 152mm. Os dados são da Funceme.

0 Comentário (s)