PUBLICIDADE

Virose da mosca aumenta numero de doentes em Boa Viagem

O período chuvoso agrava as viroses

Postado por: Sert News

12/03/2018 às 14h13 atualizado em 19/03/2018 às 18h50

Virose da mosca aumenta numero de doentes em Boa Viagem
Arquivo do Portal Sert News

Boa Viagem. Com a chegada do período chuvoso, além da água da chuva o período também trouxe as Doenças Diarréicas Agudas (DDA), popularmente conhecidas como "Virose da Mosca". 

No Hospital Municipal e Casa de Saúde Adília Maria, o número de pacientes acometidos pela doença tem aumentado, o que leva os profissionais da saúde dobrarem o atendimento diuturnamente. 

Em entrevista ao Portal Sert News, o Secretário de Saúde do município, Dr. Williams Vaz, explica que, na chuva, há moscas em muitos lugares e os insetos são veículos de transmissão de doenças uma vez que têm as patas sujas por pousarem em muitos locais e alimentos. 

A partir disso, as pessoas podem ser contaminadas tanto pela água como pelos alimentos, contraíndo, portanto, uma virose gástrica, o que implica dizer que o próprio sistema de defesa do corpo combate a infecção e que os remédios servem somente para aliviar os incômodos sintomas, como diarreia e vômito.

''Em caso de apenas diarreia, pode ser feito um tratamento via oral com soro caseiro, por exemplo. Entretanto, em caso de os sintomas incluirem vômito, o soro deve ser aplicado na veia, indicações que devem ser seguidas apenas após diagnóstico médico e prescrição.'' explica.

Principais formas de contrair a doença

Geralmente, ocorre de as pessoas não lavarem as mãos, lavarem de modo errado ou com água imprópria. Com as mãos sujas, é feito o contato com alimentos e, também, com crianças pequenas.

A mosca é apenas mais um dos vários veículos de contaminação, que não tem nenhuma particularidade em relação aos outros. Uma bactéria ou vírus pode ser repassado por infinitas formas. O espirro e a tosse são algumas delas.

Prevenção

Lavar as mãos; preparar os alimentos preferencialmente com água potável; adicionar gotas de cloro ou fervendo o líquido; cobrir os alimentos e, no caso de crianças pequenas, ter cuidado com as mamadeiras.

Impactos da chuva

Nesta época do ano, os cuidados devem ser redobrados. As moscas - e também os mosquitos - põem seus ovos perto da água: folhas, árvores ou, até mesmo, em um copo de café. Vômitos, diarreias, dores abdominais, dores pelo corpo, coriza, moleza e ardência nos olhos estão entre os sintomas da virose.

Secretaria Municipal da Saúde

Em contato com a Secretaria Municipal da Saúde, a reportagem do Portal Sert News foi informada de que o atendimento médico no Hospital é diário, diuturnamente, e que o medicamento necessário para o tratamento das doenças são fornecidos gratuitamente nos postos de saúde ou Central de Abastecimento Farmaceutico.

 

Portal Sert News | Tudo o que Acontece

0 Comentário (s)