Cumprindo com seu impacto social, oferecendo novas oportunidades para o desenvolvimento nas carreiras e empregabilidade, a Estácio renova seu apoio ao Rock in Rio Brasil 2022 em prol de seus alunos


Pela sexta edição consecutiva, a Estácio participará do maior festival de música e entretenimento do mundo, abrindo portas para empregabilidade e inclusão de seus alunos no mercado de trabalho. Este ano, a instituição de ensino superior celebra mais de 10 anos como parceira do Rock in Rio Brasil 2022, por meio do Pilar Cultura do Programa de Responsabilidade Social “Educar para Transformar”. Desde 2011, mais de 2 mil estudantes e 50 docentes – coordenadores e supervisores – já participaram desta grande experiência. Como forma de desenvolvimento profissional, os alunos do time da TV Estácio produziram imagens/cliques fotográficos, filmaram espetáculos épicos e apuraram momentos históricos durante os 7 dias que fazem parte de cada edição do RIR. Outros tiraram dúvidas do público, participaram do SAC e da sala de imprensa do RIR, aprendendo a entrevistar e apurar conteúdos, além de vivenciar na prática o que é aprendido em sala de aula. Atenta a inclusão social, a instituição de ensino superior faz questão de selecionar estudantes que nunca foram ao Rock in Rio, pois a universidade valoriza tanto o campo profissional quanto a inclusão social.

— Quando oferecemos teoria e prática aos nossos alunos, damos também uma grande oportunidade deles terem a convicção que abraçaram a profissão correta. Capacitamos e treinamos todos os integrantes que atuam dentro do evento e eles trabalham, juntamente, com os demais profissionais do mercado de trabalho. Nosso compromisso em gerar um impacto positivo para o desenvolvimento da cultura no Brasil acontece exatamente quando apoiamos grandes projetos culturais que são realizados em nossa cidade e não poderia ser diferente com o Rock in Rio Brasil 2022 — afirma Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Estácio.

— A Estácio é uma grande parceira do Rock in Rio desde 2011, quando retornamos ao Brasil. Sem dúvida teremos muitos conteúdos em parceria nesta maior edição de todos os tempos e uma oportunidade de darmos continuidade na formação de diversos jovens da universidade que estão conosco durante os dias de festival — informa Rodolfo Medina, afirma Rodolfo Medina, VP de Parcerias e Marketing do Rock in Rio.

A parceria envolve diversas áreas e atuações distintas. A equipe responsável pela produção de conteúdo audiovisual é a coordenada pela Prof.ª. Gisele Barreto, mas também fazem parte do festival alunos dos cursos de Economia Criativa – como Jornalismo, Fotografia, Cinema, Produção Audiovisual, entre outros – e de outras profissões. Na edição deste ano, a equipe de audiovisual contará com 42 integrantes, sendo 6 professores/coordenadores e 2 funcionários da Estácio, além de 34 alunos que trabalham como estagiários.

— Nosso grande desafio teve início em 2011, há 10 anos, quando aceitamos participar pela primeira vez do Rock in Rio. A nossa parceria com os diretores do festival teve tanto êxito e foi tão proveitosa que nós retornamos em 2013, 2015, 2017 e 2019. Não tenho dúvida que a edição de 2022 também será um grande sucesso. Durante todo este período, produzimos um rico acervo/documentação para o RIR. O brilho nos olhos de cada integrante do nosso grande time minimizava a correria, o estresse e o prazo de cada entrega ao longo desta década — comenta Gisele Barreto.

ALUNOS DO CURSO DE GASTRONOMIA DA ESTÁCIO TAMBÉM FARÃO PARTE DA EQUIPE DO BUFFET CAPIM LIMÃO NA ÁREA VIP

Por mais um ano, a Chef Morena Leite, do buffet Capim Santo, é a responsável pela gastronomia da área vip do Rock in Rio Brasil 2022. No local, são servidas receitas leves de uma culinária tropical brasileira elaborada pela empresária. Sempre focada na inclusão social, Morena conta com uma equipe de 20 alunos do Instituto Capim Santo, unidade do Rio de Janeiro. Os jovens fazem parte de um projeto de capacitação e formação de cidadãos em situação de vulnerabilidade. Essa equipe do Instituto é coordenada por 10 formandos do curso de Gastronomia da Estácio e da Le Cordon Bleu. Segundo a chef, o objetivo é conectar e criar networking entre essas pessoas que entrarão no mercado gastronômico.

“A parceria da Estácio com a empresa Capim Limão, por meio da Chef Morena Leite, é de suma importância para os nossos alunos. Essa dinâmica dará a eles a oportunidade de vivenciarem de forma prática, fazendo parte de uma produção em massa num evento de alto nível e famoso como o Rock in Rio Brasil 2022”, comenta o Chef Marcelo Vieira, coordenador do curso de gastronomia da Estácio.

Segundo Marcelo, os alunos da instituição já estão sendo elogiados pelos chefs locais, pois eles têm um grau de conhecimento e prática durante a produção, com as técnicas aprendidas durante as aulas e com experiência de mercado acabam fazendo toda diferença. De acordo com Marcelo Vieira, três pilares da gastronomia formam os bons profissionais: conhecimento teórico, prático e profissional.

Durante o maior festival de música e entretenimento do mundo, os alunos da Estácio fazem a manipulação dos ingredientes durante a produção de forma segura, dão os devidos cortes nos legumes, proteínas, fazem Mise en place (pré-preparo), elaboram o porcionamento de cada insumo para que os clientes recebam a preparação de forma padronizada. “Todos esses processos, eles já estudaram e praticaram em nossos laboratórios de gastronomia da Estácio”, comenta o chef Marcelo Vieira.