Petrópolis | 89 contenções concluídas pela Prefeitura

Investimento de R$ 39 milhões nessas obras de contenções

Em 2 anos e 5 meses, a Prefeitura já concluiu 89 contenções.

Isso significa uma média de 3 obras concluídas por mês. São contenções em margem de rio (34), contenções de rua (33) e contenções de encosta (22). Tudo isso num período de 29 meses.

“É um trabalho que começou lá atrás, após as chuvas de 2022. Mapeamos as áreas atingidas, ouvimos os moradores, fizemos os projetos, levantamos os recursos, contratamos empresas especializadas, fizemos as obras. E o resultado está aparecendo. Áreas que foram destruídas pelas chuvas, nós conseguimos reconstruir. É o caso do Chácara Flora e do Sargento Boening, por exemplo. Mas tem mais”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Essas 89 contenções concluídas representaram um investimento de quase R$ 39 milhões pela Prefeitura.

Esses números, no entanto, tendem a aumentar nas próximas semanas. Isso porque outras 21 contenções estão em andamento (muitas delas em estágio avançado, como é o caso da área 1 do Morro da Oficina, no Alto da Serra).

“Por serem contenções de grande e médio porte, são obras que demoram mais mesmo. São obras complexas. Então, aquele trabalho que a gente começou em 2022, a gente começa a ver o resultado agora, fechando um ciclo. Obras, por exemplo, que possibilitaram a desinterdição de casas”, disse Bomtempo.

Desinterdições

O avanço dessas obras da Prefeitura vem devolvendo a segurança às comunidades. O que possibilita a desinterdições de imóveis afetados pelas chuvas de 2022. Foram 56 imóveis desinterditados nos últimos 2 meses, em consequência das obras realizadas pela Prefeitura.

Em maio, foram 29 imóveis desinterditados. 13 na Rua Zenóbio Pozzato, no Chácara Flora, e 16 no BNH do Sargento Boening.

Agora, em junho, na Travessa Goitacazes (Chácara Flora), mais 27 imóveis desinterditados.

Total de 208 obras

No total, contando todas as obras de grande e médio porte (não só as contenções) realizadas pela Prefeitura desde 2022, o número chega a 208.

São 133 já concluídas, 56 em andamento e 19 em fase de licitação.