Brasília: Mendonça afasta Andrei Rodrigues da direção-geral da Polícia Federal
Ministro do STF também determinou o afastamento preventivo do diretor de Inteligência da PF, Leandro Almada
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (8) o afastamento do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. A decisão ocorre no âmbito do caso envolvendo o Banco Master, que está sob relatoria do magistrado.
Mendonça também determinou o afastamento preventivo do diretor de Inteligência da Polícia Federal, Leandro Almada.
Segundo o ministro, a medida foi adotada diante da gravidade do episódio envolvendo a divulgação de informações relacionadas às investigações conduzidas pela Polícia Federal.
Na decisão, Mendonça classificou como de “superlativa gravidade” e “ilicitude” a divulgação de relatórios de inteligência da PF pelo ministro Alexandre de Moraes, também integrante do Supremo Tribunal Federal.
O caso ganhou novos contornos após Moraes tornar público, na semana passada, um relatório produzido pela Polícia Federal. O documento levantava a possibilidade de que as investigações relacionadas ao Banco Master estivessem sendo direcionadas contra desafetos políticos de Mendonça.
O material divulgado, entretanto, não possui assinatura nem cabeçalho oficial da Polícia Federal.
Ao justificar o afastamento, André Mendonça afirmou que o episódio exige providências imediatas para preservar as prerrogativas da magistratura, da advocacia pública e da própria atividade policial.
A decisão representa mais um capítulo da disputa envolvendo integrantes do Supremo e informações relacionadas à investigação do Banco Master.
O afastamento de Andrei Rodrigues e Leandro Almada é preventivo e ocorre enquanto o caso continua sendo analisado pelo Supremo Tribunal Federal.
Fonte: Agência Brasil, reportagem de Felipe Pontes.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil.
