Petrópolis: Outubro Rosa terá ações de saúde, mutirão de reconstrução mamária e caminhada
Programação começa neste sábado (3) e terá atividades de prevenção, atendimento e conscientização durante todo o mês
Petrópolis terá uma programação especial durante o Outubro Rosa, campanha voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. As atividades são realizadas pela Prefeitura de Petrópolis em parceria com a Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO) e serão realizadas em diferentes pontos da cidade ao longo de outubro.
A abertura da campanha acontece neste sábado (3), no Hospital Alcides Carneiro (HAC). A partir das 8h, a unidade terá uma ação de saúde com diversos serviços. Estão previstas 80 vagas para coleta de preventivo, mediante agendamento, além de testes rápidos, atualização do cartão de vacinação e eletrocardiograma, também com necessidade de agendamento.
A abertura oficial será às 9h.
Durante todo o mês, o município também ampliará a oferta de mamografias para mulheres encaminhadas pela regulação municipal no Centro de Saúde Professor Manuel José Ferreira. A expectativa é realizar cerca de mil exames.
Mutirão de reconstrução mamária
Entre os destaques da programação está o mutirão de reconstrução mamária, marcado para o dia 24 de outubro, no Hospital Alcides Carneiro.
Na mesma data, das 9h às 15h, será realizado o Dia D da Saúde do Outubro Rosa. Todas as unidades de saúde do município terão atividades como atendimento de ginecologia, rodas de conversa e outros serviços.
A programação também inclui ações de conscientização, atividades culturais e momentos de valorização das mulheres.
Caminhada acontece no dia 31
A tradicional Caminhada do Outubro Rosa será realizada no dia 31 de outubro, sábado. A concentração está marcada para as 13h, na Catedral de São Pedro de Alcântara, no Centro.
A mobilização reunirá profissionais de saúde, pacientes, familiares e moradores em uma ação de conscientização sobre a prevenção e o enfrentamento ao câncer de mama.
Confira a programação
3 de outubro – 8h às 15h: Ação de Saúde no Hospital Alcides Carneiro, com preventivo, testes rápidos, vacinação, eletrocardiograma, Projeto Girassol, Projeto Acalanto, dança, massoterapia e auriculoterapia. Abertura oficial às 9h.
7 de outubro – 13h: Simpósio na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), campus Benjamin Constant.
10 de outubro: Ação de conscientização na OAB, em parceria com a FNCC.
16 de outubro – 15h às 18h: Baile Rosa e Desfile das Vitoriosas, no Palácio de Cristal.
23 de outubro: Dia D do Outubro Rosa na Comdep.
24 de outubro: Mutirão de reconstrução mamária no Hospital Alcides Carneiro.
24 de outubro – 9h às 15h: Dia D da Saúde, com atividades nas unidades de saúde do município.
31 de outubro – 13h: Caminhada do Outubro Rosa, com concentração na Catedral de São Pedro de Alcântara, no Centro.
Fonte: Prefeitura de Petrópolis.
