SertNews Teresópolis
sábado, 31 de outubro de 2026
Petrópolis

Petrópolis: Prefeitura solicita ao Governo Federal construção da Casa da Mulher Brasileira

Publicado em 25/09/2026 às 12:00

Pedido foi apresentado durante reunião com a ministra das Mulheres, Márcia Lopes; encontro também tratou de lavanderias comunitárias e da implantação da Deam

A Prefeitura de Petrópolis solicitou ao Governo Federal a construção de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira no município. O pedido foi apresentado nesta quinta-feira (24), durante reunião entre a secretária da Mulher e chefe de gabinete, Rosangela Stumpf, e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes.

Durante o encontro, Rosangela apresentou as ações desenvolvidas pela rede municipal de acolhimento e os equipamentos disponíveis para atendimento às mulheres. Entre as iniciativas destacadas estão os programas de capacitação oferecidos pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e parcerias com empresas privadas para promover a inclusão e a recolocação profissional de mulheres vítimas de violência ou em situação de vulnerabilidade.

A Casa da Mulher Brasileira integra a política federal de enfrentamento à violência contra a mulher e reúne, em um mesmo espaço, diferentes serviços de acolhimento, proteção e atendimento especializado. O modelo busca facilitar o acesso das mulheres à rede de proteção e reduzir a necessidade de deslocamentos entre diferentes órgãos. (GOV.BR)

Segundo Rosangela Stumpf, a implantação da unidade em Petrópolis contribuiria para ampliar e integrar os serviços oferecidos atualmente pelo município.

Outro assunto discutido foi o projeto de implantação de lavanderias comunitárias em duas localidades: Alto da Derrubada e comunidade da Serrinha, no Independência. De acordo com a Prefeitura, a iniciativa está na etapa de elaboração do orçamento para implementação.

A situação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) também entrou na pauta. O município informou que já conseguiu a cessão de um imóvel para ser repassado ao Governo do Estado, responsável pela implantação da unidade. Uma reunião deverá tratar dos próximos passos para viabilizar o projeto.

A ministra Márcia Lopes afirmou que o Governo Federal busca ampliar a articulação com os municípios e conhecer as necessidades de cada região para fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis