TERESÓPOLIS: radares eletrônicos passam por aferição antes de início da operação

Técnicos do Inmetro realizaram, ao longo desta semana, a aferição dos radares eletrônicos instalados em diferentes pontos de Teresópolis. A medida faz parte da fase de testes dos equipamentos, que ainda não estão aplicando multas.
O objetivo é garantir a precisão dos aparelhos, conforme normas do IPEM-RJ. Após a certificação e conclusão dos testes, a Prefeitura deve divulgar a data oficial de início do funcionamento.
Os radares foram instalados em áreas consideradas críticas, com maior índice de acidentes, incluindo regiões do Centro, Alto e acessos ao município, como Soberbo e Prata.
De acordo com a Guarda Civil Municipal, os equipamentos têm como principal objetivo aumentar a segurança no trânsito. “Os radares estão em pontos estratégicos para reduzir acidentes e melhorar a fiscalização”, informou.
A velocidade permitida varia entre 40 km/h e 50 km/h, dependendo do risco de cada trecho. Além do controle de velocidade, os dispositivos também funcionam como câmeras de monitoramento, auxiliando ações de segurança pública.
Entre os locais que receberam os equipamentos estão vias como Avenida Feliciano Sodré, Avenida Oliveira Botelho, Avenida Rotariana e Estrada Wenceslau José de Medeiros.
